Será o papel o próximo vilão?



Ultimamente tenho pensando muito sobre o que significa ser sustentável e como esse conceito evoluiu e vai continuar evoluindo no decorrer dos anos. Até poucos anos atrás eu não sabia, por exemplo, do efeito devastador que a nossa produção de alimentos tinha no mundo, como também não sabia até poucos meses atrás que esmalte é feito de plástico. Grandes e pequenas descobertas que vão nos ajudando a tomar decisões.
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atualmente um caminho prático para a sustentabilidade é reduzir nossa produção de plástico, mas amanhã provavelmente estaremos discutindo a nossa produção de papel, já que iremos precisar de alternativas e sendo o papel uma delas, teremos que aumentar sua produção e como consequência pode haver um aumento no desmatamento que por sua vez vai aumentar nossas emissões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que to querendo dizer é que nosso impacto nesse planeta é inevitável, ele acontece desde de que nos entendemos por humanidade. Se formos inteligentes vamos conseguir nos adaptar nos próximos anos, mas pra isso acontecer uma das coisas que precisamos fazer é um esforço pra mudar nossa mentalidade do desperdício. E não estou falando só do desperdício de comida, mas da cultura de desperdício que temos como um todo, estou falando da quantidade de energia e matéria-prima que usamos em coisas que tem uma vida útil tão pequena. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acho que é uma reflexão que vale a pena, é uma reflexão que estou me esforçando pra fazer, mas é difícil já que a maioria dessas coisas muitas vezes são feitas de forma tão automática que nem percebemos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu gostaria de saber de vocês, pra gente começar essa reflexão, o que vocês acham que poderiam se enquadrar nessa categoria?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obrigada e um ótimo início de semana! 😘♻️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
OBS: Em relação ao papel a gente, graças a Deus, já tem tecnologia bem avançadas em relação a agrofloresta e agricultura regenerativa que vão nos ajudar a amenizar os efeitos, caso a gente precise produzir mais papel. Inclusive, tecnologias desenvolvidas aqui no Brasil pelo Ernest Göstch @life_in_syntropy e que estão sendo desenvolvidas para larga escala pela @rizoma.agro ❤️🙏🏻

Comentários

Postagens mais visitadas