GUIA BÁSICO PARA DIMINUIR A SUA PRODUÇÃO DE LIXO


Nesses últimos dias comecei a perceber uma nova expressão dentro do mundo da sustentabilidade: Low Waste. Quem se interessa pelo tema do lixo (ou melhor, resíduo, né?) já deve ter ouvido falar sobre o movimento Zero Waste ou Lixo Zero. Uma das precursoras desse movimento é a Laura Singer, do blog Trash is For Tossers, que compartilha muita dicas de como viver sem produzir lixo. Apesar de ser uma idéia maravilhosa, é extremamente difícil, principalmente se você não morar em uma cidade grande com acesso a certos tipos de produto ou diferentes formas de consumo. O Low Waste é o nível iniciante, é pra aquela pessoa que quer começar a aprender como diminuir a quantidade de resíduo que produz, é pra quem está se esforçando a criar esses hábitos que nos ajudam a viver de uma forma um pouquinho mais consciente sobre o nosso meio ambiente. Por isso fiz uma listinha de itens que vão te ajudar a fazer isso.

1. Sacolas Reutilizáveis: As sacolas reutilizáveis, ou ecobags, são essenciais! A quantidade de sacos plásticos que a gente produz não é brincadeira. Sempre que estou no supermercado ou na feira fico observando se vejo alguém com as suas próprias sacolas e, infelizmente, é uma raridade. Eu recomendo sacolas como essa da foto, que tenham espaço no fundo. Aquelas ecobags tradicionais de pano que parecem uma bolsinha são boas pra compras pequenas, mas para fazer uma feira maior elas não são funcionais. Também não recomendo aquelas vendidas no supermercado, apesar do designe ser funcional e terem um tamanho muito bom, elas são muito frágeis, as alças tendem a rasgar com facilidade e pra ser sustentável a gente tem que pensar na vida útil das coisas que a gente compra também. Então se possível, comprem sacolas que irão durar, aquelas tradicionais de feira geralmente são muito boas.

2. Saquinhos de Hortifruti: Mais saco! Esses saquinhos são pra substituir aqueles que a gente usa pra comprar frutas e verduras que vão ser pesadas. A primeira dica é: se for comprar uma verdura grande não precisa nem de saquinho. Abacate, jerimum, melancia... você pode colocar diretamente no carrinho e depois na sacola que vai levar pra casa. E pra outras coisas, como limão, tomate, cebola que precisa de um saquinho você pode comprar uns saquinhos reutilizáveis ou até mesmo levar o saquinho plástico que você ja tenha em casa (o que eu fiz durante muito tempo, enquanto não tinha os meus de algodão da Beebag). 

3. Canudos Reutilizáveis: Sobre o canudinho reutilizável todo mundo já está cansado de saber, graças a uma grande campanha de conscientização que teve ano passado muita gente já está pelo se recusando a usar o de plástico. Ainda não tem o seu? Clique aqui

4. Saquinhos para compras a granel: Esses saquinhos são pra gente evitar as embalagens, pra produtos que você tenha acesso a comprar a granel. De preferência que sejam de algodão, fechados e que tenham a tara. Caso não tenham a tara, você pode pedir pra pesarem no lugar onde você for comprar. 

5. Copos ou garrafas reutilizáveis: Na foto usei o copo retrátil, mas na maioria das situações uma garrafa também pode ser utilizada. O copo é mais versátil já que muitas vezes você já está levando água na garrafa e pode não querer sujar com suco ou café. O copinho pode ser levado para o trabalho, quando for ao médico ou até mesmo em festas de aniversário pra não usar os descartáveis. Quem se interessar pelo copinho o link tá aqui.

6. Guardanapos de Pano: Apesar do uso do plástico sem bem pior que o do papel, a gente pode começar a pensar nele também. Qualquer material, por mais que ele possa ser reciclado ou compostado, é matéria prima desse Planeta que a gente habita e por isso, se o uso do papel for desnecessário, a gente pode começar a pensar em diminuir também. 

7. Paninhos encerados: Quando comecei a Beebag esse não era um produto que estava muito conhecido pelo Brasil, e por isso usei o nome Papel de Mel, porém agora que o produto está um pouco mais disseminado está sendo chamado de Pano Encerado ou Paninho Encerado. São substitutos do papel filme, muito legais, versáteis e conservam muito bem os alimentos. Claro que tô falando dos que eu faço hehehe. Os meus são feitos de algodão, cera de abelha, resina vegetal e óleo de coco. São paninhos auto-adesivos e reutilizáveis que você pode lavar e usar novamente por pelo menos 06 meses, dependendo do uso pode ser que dure bem mais. Quem se interessar, pode comprar aqui.

Um passinho de cada vez, você não precisa comprar tudo de uma vez. Acredito que um hábito leve ao outro,  e com o tempo vai se tornar parte do seu dia a dia. 





Comentários

Postagens mais visitadas