Banir canudos plásticos é realmente a solução?



Nos últimos meses tenho visto algumas críticas aos projetos que têm como objetivo banir os canudos plásticos em certas cidades. Essas críticas em sua maioria se baseiam no fato de que existem pessoas com deficiência física específicas que realmente precisam de canudos plásticos e as alternativas que temos por enquanto (canudos reutilizáveis de inox, vidro, silicone, bambu) não atendem ás necessidades delas. É uma crítica muito válida, que com certeza tem que ser reavaliada por aqueles que acreditam na campanha de banir o uso de canudos descartáveis. 

Porém, o que eu queria discutir mesmo é uma segunda crítica que venho percebendo a esse movimento: banir os canudos plásticos não vai resolver o problema da poluição nos nossos oceanos. Será? 

Segundo um relatório da Ocean Conservancy (2017) os canudos plásticos representam 3% do lixo plástico encontrado nos oceanos, ficando atrás de bitucas de cigarro, garrafas plásticas, tampinhas plásticas, embalagens e sacolas plásticas. Pensando por esse lado, talvez esses críticos estejam certos, por quê focar em canudos quando a gente tem tantos produtos que estão prejudicando ainda mais o nosso meio ambiente?

Na minha opinião, obviamente, não vamos conseguir diminuir a poluição plástica que causamos a esse planeta somente parando de usar canudos descartáveis, porém, a campanha ganhou enormes proporções. É um assunto que está nas mídias sociais, nos jornais, na televisão. Virou tópico de conversa. 

Acredito que esse tenha sido o real objetivo dessas campanhas: conscientização. Pode parecer só um canudo, mas na verdade é o começo de vários questionamentos. Se o consumidor estiver informado e consciente das suas ações ele vai poder recusar o canudo. Banir ou não, realmente não importa, se a gente decidir que vai parar de usa-lo o seu consumo vai reduzir de qualquer maneira. 

Além disso, é uma pequena ação que leva a outras. Talvez agora eu pense em dar um passo adiante e comece a andar com copinho pra não usar o descartável. Ou talvez agora eu queira começar a usar minhas ecobag. Na hora da feira, pode ser que eu desista de levar a maça que vem no saco. 

Pelo menos é o que vejo ao meu redor. Desde a minha mãe, que do ano passado pra cá quase sempre leva suas próprias sacolas ao supermercado, até meu marido que de vez em quando chega com as mãos cheias de compras, mas sem saco. Ou minha sogra e minhas sobrinhas que nesse veraneio foram pra praia comigo catar lixo ou a filha de 3 anos de uma cliente que depois que viu o video do canudo sendo retirado das narinas de uma tartaruga não usa mais canudo descartável de jeito nenhum. 

Banir os descartáveis é a solução? Provavelmente não, mas com certeza aumentou o debate e a conscientização sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas